Autor da mudança do Enem que beneficiou os sabatistas, Mendonça é recebido pelos Adventistas do Sétimo dia

Autor da mudança do Enem, que possibilitou a realização das provas em dois domingos, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho esteve a convite do Pastor Otávio Barreto, na manhã deste sábado (29/09), na igreja Adventista do Sétimo Dia, no Recife. Na oportunidade, os adventistas, que guardam o sábado, agradeceram a Mendonça pela mudança na prova. “Eu tive em minha vida pública três momentos em que pude atender os sabatistas. Como governador consegui mudar as datas de provas dos concursos estaduais. Como deputado fui autor da lei que mudou a data da eleição para o primeiro domingo de outubro. E recentemente, como ministro, tive a honra de poder mudar o Enem e garantir que os adventistas possam fazer uma prova com tranquilidade”, detalhou Mendonça.

O Pastor Otávio Barreto destacou que antes da mudança das datas da prova os sabatistas eram submetidos a uma reclusão humilhante. “Você imagina a cabeça de um jovem que vai fazer a prova mais importante da sua vida e, por guardar o sábado, tinha que ficar enclausurado numa sala por horas até poder iniciar seu exame” , lembrou e comemorou a mudança. “Deus usa as pessoas e Mendonça foi usado para atender nosso clamor”, completou.

A partir de uma Consulta Pública com mais de 600 mil participantes, Mendonça Filho, quando ministro da Educação, realizou mudanças no Enem a partir de 2017. Uma das principais foi a realização das provas do exame em dois domingos. A decisão atendeu a uma reivindicação antiga dos candidatos sabatistas – religiosos como adventistas e judeus que só podem estudar ou trabalhar aos sábados após o pôr do sol. De 2009 a 2016, os sabatistas chegavam ao local de prova às 13h (horário de Brasília) e ficavam isolados numa sala até às 19h, quando começavam a fazer o exame. “A mudança no Enem fez justiça aos sabatistas. Guardar o sábado é uma demonstração de fé. O processo de espera ao qual eles eram submetidos era injusto e desumano”, completou Mendonça.

Post AnteriorMendonça Filho participa de grande evento no Jordão
Post AnteriorJustiça Eleitoral aplica mais uma punição a Humberto Costa por “Fake News”